Encontro de Famílias é um assunto que vem movimentando grande parte da população, principalmente do Sul do país, para onde recorreu uma boa parcela dos imigrantes italianos e alemães no século 19. A Zero Hora tem colaborado para que estas reuniões ocorram, mantendo semanalmente no Blog “Almanaque Gaúcho“, do jornalista Ricardo Chaves, publicações com o histórico das famílias.
Com o Encontro da Família Stona não foi diferente. No dia 19 de abril foi anunciado que familiares de João Baptista Stona se reuniriam em Faxinal do Soturno, no final de semana. Foi aí que muitos, que não sabiam da origem e a chegada de Pietro Stona ao Brasil, passaram a comentar e trocar informações entre si sobre o local denominado Saxonia, onde até hoje crianças brincam de descer o morro sobre uma casca de coqueiro.
Vejamos os comentários e depoimentos:
Iuri André Stona: “Confesso que só lendo agora esse texto é que entendi que o Pietro Stona veio da Itália pra Faxinal do Soturno. Isso torna esse encontro, pela escolha do local histórico, ainda mais interessante.”
Dirceo Stona: “Isso mesmo meu caro Iuri, aproveita e visite a casa do nono, palco de casamento e muitos encontros e brincadeiras de guri.”
Iuri André Stona: “Esse detalhe, que eu estava ignorando, faz toda a diferença. Fiquei até meio emocionado por entender que vou poder visitar o local onde morou o primeiro Stona que veio pro Brasil.”
Vera Stona: “Olha aí Iuri, não dá para não visitar, o lugar é lindo. Dizem que retrata a região da Itália… Por isso a escolha.”
Iuri André Stona: “Sim, com certeza. Como eu comentei, já estava achando esse encontro imperdível. Agora, sabendo disso, não sei que palavra existe pra além de imperdível.”
Marlize Tereza Filipetto: “Esse lugar é mágico, estive ai duas vezes e fiquei encantada. A primeira fui com minha mãe. Ela chorou ao entrar na casa que ela nasceu. Foi emocionante.”
Délis Stona: “Para quem conheceu, aquele morro tem muitas histórias para contar… mudaram apenas os “carros” para a descida. Na época a emoção era a casca de coqueiro “canoa” popularmente chamada, na sequência adaptamos uma tábua de madeira extremamente lisa que permitisse deslizar sobre a grama, após isso, já chega os “carrinhos” feitos de madeira e hoje em dia ainda descem de bicicleta ou motocicleta como eventos de esporte radical. Como disse mudaram apenas os meios mas as historias sempre irão existir.”
Como disse Délis:
“- Para quem conheceu, aquele morro tem muitas histórias para contar…“.
Para informações sobre o 1º Encontro da Família Stona que acontece no próximo dia 23/04, acesse:
>> Programa – Convite – 1º Encontro da Família Stona
>> Faxinal do Soturno recebe dia 23 de abril mais de 300 Stonas
>> Preparativos para o 1º Encontro da Família Stona